O que é marca e porque ela faz parte do crescimento de uma empresa?


Pode parecer loucura, mas poucos empreendedores realmente compreendem o que é a marca e qual a sua importância para o seu negócio.


Segundo Philip Kotler (1998), a marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes. Ou seja, um logo é apenas uma etapa da construção da marca, pois ela carrega mais do que uma identificação, ela traz consigo um significado que gera a fidelidade do consumidor.


Para entender melhor essa importância, vamos analisar os seis níveis de significado de uma marca segundo Kotler (1998):


Atributos: quais as características que sua marca traz sobre o seu produto?

Quando há reconhecimento da marca, um logo gera uma série de associações instantâneas, como por exemplo, a Mercedes sugere um preço alto por uma qualidade diferenciada no setor automotivo.


Benefícios: os atributos são uma forma de se diferenciar, mas são os benefícios que geram a fidelidade e confiabilidade do consumidor. Por exemplo, a durabilidade da mecânica Mercedes traz o benefício de não precisar trocar de carro por muitos anos.


Valores: outro significado que a marca deve transmitir são os valores que aquela empresa possui, ou seja, ela fala diretamente aos grupos de compras que se identificam com as bases e objetivos da mesma. Em outras palavras, é preciso compreender que agregado ao carro a Mercedes por exemplo, vende tecnologia, segurança, desempenho, prestígio...


Cultura: a escolha por uma determinada marca, também é uma escolha cultural. A Mercedes traz em seu produto um reflexo da organização, eficiência e alta qualidade da Alemanha.


Personalidade: entenda a marca como uma pessoa, o que nela se identifica com você e o seu ciclo de convívio, ainda pensando na Mercedes, se ela fosse um empresário, por exemplo, seria um homem elegante, bem-sucedido, determinado? Provavelmente sim.


Usuário: a marca já traz impresso em seus signos e significados o tipo de consumidor que irá comprar e utilizar seus produtos.

0 visualização

Casa Criativa Publicidade e Marketing 

Rua Osvaldo Figueiredo, 182 - Praia Grande, SP

CNPJ:20.784.843/0001-33

© 2018 por Casa Criativa

Siga a Casa Criativa

  • Casa Criativa
  • Casa Criativa